http://aveiro123-portaaberta.blogspot.pt/2015/03/colheita-de-sangue-na-f...
Caros Amigos! A Colheita de Sangue vai decorrer no dia 7 de Abril entre as 9:00 horas e as 13:00 horas, Fundação CESDA, Rua Manuel Fernandes da Silva, nº. 46.
Doar sangue é um gesto de solidariedade e de respeito para com o próximo. É dar algo que não traz qualquer prejuízo para quem dá, mas que pode ser a única esperança de quem está à beira da morte. É oferecer ajuda sem precisar de nada em troca, apenas pelo prazer de ajudar e se sentir satisfeito consigo mesmo, praticando uma boa acção numa linguagem mais popular.
O Sangue é necessário todos os dias, a todo o momento. O sangue não se fabrica artificialmente, apesar do avanço da ciência médica. O sangue corre nas suas veias, é por assim dizer vida que pode ser partilhada.
O leitor desta mensagem é saudável? Dê Sangue! Ajude os outros... Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda! Dádiva a dádiva... E a vida recomeça num adulto, numa criança, ou numa pessoa idosa!
Doar sangue não engorda, não emagrece e não cria habituação... mas, faz bem à saúde de quem dá, mais ainda a quem dele necessita.
Se o leitor desta mensagem tiver qualquer dúvida ou questão, coloque-a que amavelmente procuraremos esclarece-lo.
Pode servir-se dos contactos que constam indicados abaixo. Só precisa de:
- Ter pelo menos 50Kgs,
- Ter idade compreendida entre os 18 a 60 anos para doar sangue pela primeira vez,
- Ser saudável,
- Não ter recebido transfusão depois de 1980,
- ou se viveu no reino Unido mais de 12 meses cumulativamente entre Janeiro de 1980 e Dezembro de 1996,
- Não se deve dar sangue em jejum, convém tomar o pequeno-almoço normalmente, e
- Fazer-Se acompanhar do Cartão de Cidadão ou do B.I.
Seja solidário, participe nesta "iniciativa solidária e de alegria". O Sangue é "a água necessária" que faz correr o rio da vida! (Elsa Oliveira). Esta jovem já nos deixou… fisicamente. Paz à sua alma.
NOTA: Artigo 7.º - Ausência das actividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar-se da sua actividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue, a Lei confere essa permissão, devendo o dador posteriormente fazer prova à entidade empregadora mediante a declaração que deve ser pedida no local onde se efectua a dádiva.
Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.
Amem a liberdade, sejam felizes.
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Site: www.adasca.pt
Blog: http://aveiro123-portaaberta.blogspot.pt/
NB: para uma melhor organização da logística, aconselhamos que os interessados efectuem a sua pré-inscrição junto da Fundação Cesda
Rua Queimados 60, Paço
3800-328 AVEIRO Paço - (Esgueira)
234 300 720
cesda@cesda.pt